FBB é representada no HepAids 2017, em Curitiba (PR)

A Federação de Bandeirantes do Brasil (FBB) está sendo representada no 11º Congresso de HIV/Aids e o 4º Congresso de Hepatites Virais (HepAIDS 2017), que acontece na cidade de Curitiba (PR), no Expo Unimed Curitiba, de 26 a 29 de setembro de 2017.

Com o tema Prevenção Combinada, a expectativa é de que participem cerca de 4 mil pessoas entre ativistas, cientistas, gestores e profissionais de saúde de todo o Brasil, além dos especialistas internacionais, confirmados. Os dois congressos são organizados pelo Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV e das Hepatites (DIAHV) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde,  e têm como propósito reunir a comunidade científica, a sociedade civil, as pessoas que vivem com o HIV e com as hepatites virais, profissionais de saúde e os gestores públicos, para discutir os avanços e os desafios da resposta brasileira, com uma abordagem cada vez mais integrada e voltada para as necessidades e características individuais de cada pessoa.

Representada por uma mandala, a Prevenção Combinada é uma nova abordagem que tem sido implementada de forma pioneira pelo Brasil desde 2013. Ela representa algumas das estratégias oferecidas em relação as intervenções biomédicas, comportamentais e estruturais, tendo como base de sustentação o marco legal e como foco as populações-chaves e prioritárias.

Assim, os temas relacionados a essas três intervenções, incluindo aí diagnóstico, rede de cuidados e tratamento, são alguns dos temas a serem debatidos durante os dois encontros.

Os congressos têm ainda por objetivo reafirmar o compromisso do Ministério da Saúde, por meio do DIAHV, no fortalecimento da saúde para todos e do contínuo debate com a sociedade civil, pesquisadores e profissionais da saúde no âmbito do SUS.

Cazu Barroz com o seu trabalho pôster – HIV/Aids

Cazu Barroz, Coordenador da Comissão Nacional do Programa Saúde do Jovem, uma iniciativa da Federação de Bandeirantes do Brasil, submeteu o seu trabalho intitulado “Olimpíaids da Prevenção Combinada”, na modalidade postêr e teve sua inscrição aprovada pelo Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais para apresentação durante o evento. A relação dos trabalhos aprovados pode ser conferida aqui.

O resultado da avaliação apresenta um amplo panorama de participação de gestores, trabalhadores da saúde e academia, e contempla todas as regiões do Brasil.

Sobre o agravo HIV/Aids, foram selecionados 45 trabalhos na modalidade oral e 100 pôsteres, incluídos nas categorias: Tratamento e Cuidado Integral, Intervenções Biomédicas, Intervenções Comportamentais e Intervenções Estruturais.

Pôster – Olimpíaids da Prevenção Combinada

Cazu, que foi ao evento representar a FBB e apresentar o seu trabalho, concorrerá com os demais apresentadores na categoria como melhor pôster – HIV/Aids para receber a premiação (bolsa inscrição para participação de conferência em âmbito nacional relacionada à temática de HIV/Aids).

As informações sobre o HepAids 2017 “Prevenção combinada: multiplicando escolhas – 11º Congresso de HIV/Aids e o 4º Congresso de Hepatites Virais” já estão disponíveis no aplicativo do evento, disponíveis na App Store e no Google Play. Acesse http://hepaids2017.aids.gov.br/apps para baixar.

O conteúdo permite acesso à agenda dos eventos para as áreas técnico-científica, comunicação e cultura; detalhes da Vila Social; twitter com notícias em tempo real (#hepaids2017); lista dos palestrantes e histórico de cada um deles; agenda do usuário; planta do evento; mapa de localização de Curitiba e informações variadas (Organização, Local, Contato, Comitês, Apresentação, Palavra da presidenta, Notícias, Prevenção Combinada).

Acompanhe as fotos do Congresso no Flickr.

This entry was posted in Notícias. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *