Bandeirantes do Brasil comemoram 98 anos do MB no país

A instituição foi criada para ajudar na formação do caráter e da cidadania de crianças, adolescentes e jovens do país.

No dia 13 de agosto de 1919, surgia na cidade do Rio de Janeiro o Movimento Bandeirante (MB), uma instituição de educação não formal, que marcaria sua existência formando pessoas mais conscientes e ativas na sociedade, a fim de que se tornassem responsáveis cidadãos do mundo.

Este movimento de educação para a cidadania, do qual participam meninas, meninos, jovens e adultos voluntários, tem como objetivo oferecer atividades educativas de forma divertida, lúdica, atraente e variada. Propõe ainda que respeitem o próximo, acreditem na força do diálogo e utilizem a verdade e justiça como pilares de suas escolhas.

Com a missão de “Ajudar crianças, adolescentes e jovens a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo”, através de uma metodologia própria, para atender às necessidades e interesses de cada faixa etária, a ação do Bandeirantismo é organizada em um Programa Educativo, que, em conjunto com a família e com a escola, ajuda o seu público infantojuvenil a conhecer a sociedade em que vivem, a pensar criticamente, a agir de maneira responsável e a buscar o aperfeiçoamento contínuo.

A instituição amplia espaços para que as crianças e os jovens tenham um canal aberto para discutir os assuntos que estão relacionados à sua vida e aos seus interesses, com a colaboração de um adulto que os acompanham e os orientam. Esta convivência harmoniosa favorece a troca de experiências, conhecimentos e também permite que eles compartilhem tarefas e responsabilidades.

O Movimento Bandeirante é uma das primeiras organizações que em seu Programa incluiu ações ligadas aos temas como Meio Ambiente, participação da mulher na sociedade, educação não formal, voluntariado, formação para cidadania, alimentação e nutrição, saúde preventiva, confiança corporal e autoestima, empoderamento financeiro, violência contra crianças e mulheres, entre outros. Todos os anos são desenvolvidos projetos nacionais e internacionais ligados a estes temas de amplo interesse da sociedade. O Bandeirantismo, no Brasil, já beneficiou mais de 1.500.000 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Ao longo de sua história de mobilização social e prestação de inúmeros serviços a sociedade, o MB cresceu ocupando seu lugar como uma entidade que tem se preocupado em investir na educação, contribuindo para a formação crianças, jovens e adultos mais conscientes de seu papel na sociedade e convictos quanto à importância de sua participação na melhoria da comunidade em que vivem.

Presente no Distrito Federal e em 13 estados brasileiros (AP, BA, CE, ES, PA, PE, PR, RJ, RR, RS, SP, SC e SE), a organização é a única reconhecida pela Associação Mundial de Bandeirantes (WAGGGS) como representante do Bandeirantismo no Brasil, e responsável por regular, fiscalizar e acompanhar a criação de novos Grupos Bandeirantes.

Os interessados em participar ou ajudar a instituição devem procurar a Sede Bandeirante mais próxima ou entrar em contato com o Escritório Nacional – Av. Marechal Câmara, 186 – 5º andar – Rio de Janeiro, RJ | Telefone: (21) 2240-9220 ou pelo e-mail fbb@bandeirantes.org.br.

Bandeirantes festejam a Semana com atividades variadas para o público

Assim como todos os anos, agosto é um mês muito importante para o Movimento Bandeirante, pois é quando se comemora o aniversário de fundação da organização no Brasil, dedicando uma semana especialmente para celebrar essa data, mostrando o “#orgulhodeserbandeirante” e levando informações e atividades do Bandeirantismo às comunidades.

Durante a Semana Bandeirante 2017, que começa na segunda-feira (07/08) e segue até o dia 13/08, ocasião em que também se comemora o Dia do Bandeirante, os Grupos Bandeirantes localizados em diversas regiões do país estarão engajados em atividades educativas bandeirantes abertas ao público em geral, oferecendo a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e jovens do Movimento Bandeirante.

Mais informações:

Gleusa Santos
Assessora de Comunicação
(21) 2240-9220
comunicacao@bandeirantes.org.br

This entry was posted in Notícias. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *