Publicações

 

ANO 2017

Dia Mundial do Pensamento 2017

Capa_Pacote_Atividades_DMP_2017Com o tema CRESCER, o desafio do Dia Mundial do Pensamento 2017 será um caminho de crescimento, apoiando Grupos Bandeirantes na medida em que vamos apresentar o Bandeirantismo para atrair novos membros.

Como parte do Desafio do DMP 2017, os Bandeirantes ao redor do mundo, juntamente com potenciais novos membros vão participar de uma caça ao tesouro para encontrar as “sementes da mudança”. Estas sementes são um símbolo de todos os esforços para crescer o nosso Movimento, para que mais crianças, adolescentes e jovens tenham a oportunidade de sentirem-se empoderados a descobrir seu potencial máximo.

Pacote de AtividadesClique aqui para baixar

ANO 2016

Dia Mundial do Pensamento 2016

Dia Mundial do Pensamento 2016A experiência de ser Bandeirante é uma aventura ilimitada de conexão com o mundo ao nosso redor e com as pessoas que conhecemos. Neste pacote de Atividades do Dia Mundial do Pensamento (DMP), convidamos você a explorar e comemorar as conexões significativas que fazem nossa vida melhor, seja uma conexão com as pessoas que nos são mais próximas, com um lugar com que nos importamos ou com um Bandeirante do outro lado do mundo.

Pacote de AtividadesClique aqui para baixar

 

ANO 2015

Dia Mundial do Pensamento 2015

Ilustracao_PacoteAtividades2015O tema deste ano do Dia Mundial do Pensamento é o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) 8: Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.

Este é o último de uma série de temas do DMP com foco sobre os ODM, e o último elemento do nosso tema Ação Global, “juntos podemos mudar o nosso mundo”.

Pacote de Atividades ODM 8Clique aqui para baixar.

Tabuleiro Lado AClique aqui para baixar.

Tabuleiro Lado BClique aqui para baixar.

ANO 2014

Dia Mundial do Pensamento 2014

Banner_Dia_Pensamento_2014

Pacote de Atividade

O tema deste ano é parte da iniciativa de Ação Global da WAGGGS com a meta de desenvolvimento do Milênio nº2: Atingir o ensino básico universal e, é especialmente importante para nós bandeirantes. Nossa mensagem para 2014 é “A educação abre portas para todas as meninas e meninos”.

Pacote de Atividade ODM 2   Clique aqui para baixar

Ficha com 10 ideias para celebrar o Dia Mundial do PensamentoClique aqui para baixar

 

 

 

ANO 2013

Dia Mundial do Pensamento 2013

Banner - Pacote de Atividade ODM 4

Pacote de Atividade

O tema do Dia Mundial do Pensamento para 2013 são os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 4 e 5: reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde materna, que fazem parte da Declaração do Milênio, adotada por 189 nações e assinada por 147 Chefes de Estado na Cúpula do Milênio, convocada pela ONU em 2000. Este é um plano para acabar com a pobreza e melhorar as condições sociais e econômicas em todo o mundo até 2015.

Pacote de Atividade ODM 4Clique aqui para baixar
Pacote de Atividade ODM 5Clique aqui para baixar

 

 

Módulo Uso Responsável da Internet

ilustracao_capaCriado para ajudar os Bandeirantes dos Ramos B1, B2 e Guias a saberem mais sobre a internet, tirar dúvidas, aprender algumas dicas e se sentir mais seguro para navegar e explorar tudo o que existe de melhor na rede.

Edição: Janeiro 2013
Clique aqui para baixar

 

Jornada em Busca da Fraternidade

Jornada em Busca da Fraternidade_Capa
Link para download: Carta de Orientação aos Coordenadores
Link para download: Diário de Grupo
Link para download: Fichas de Atividades

 

 

 

ANO 2012

Módulo Treinamento de Porta-Voz

ilustracao_capaO Módulo Treinamento de Porta Voz distribuído para os Estados e durante a Rio+20, Assembleia Nacional 2013 e Jornada Mundial da Juventude, orienta sobre a postura do Bandeirante ao dar entrevistas, falar ou representar a organização.

Edição 2012
Clique qui par baixar

 

 

 

Captação e Preparação de Voluntários 

ilustracao_capaDestinados aos membros de Equipe de Treinamento e membros de Diretoria, o Módulo Captação e Preparação de Voluntários, contem orientações importantes para captação e inserção de novos Voluntários no Movimento Bandeirante.

Edição: Julho 2012
Clique aqui para baixar

 

 

 

Passaporte para um mundo melhor

Capa_Passaporte

Passaporte

O Passaporte deve ser visto como o início de uma renovação e ampliação de nossas ações pontuais junto à questão ambiental e aproveitando a oportunidade e proximidade da realização no Brasil dos eventos Cúpula dos Povos e Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20. Este é um guia de ação que neste primeiro semestre de 2012 será tratado com prazos e atividades específicas.

A partir de julho de 2012, o Passaporte servirá como um guia permanente de sugestões de atividades para serem desenvolvidas com todos os Ramos dentro do Movimento Bandeirante no Brasil.

Ciranda e B1Clique aqui para baixar
B2 e GuiaClique aqui para baixar

 

Vídeos para assistir:

Tarefas do PassaporteClique aqui para assistir
Juntos Podemos Salvar o Nosso PlanetaClique aqui para assistir
Começa com você!Clique aqui para assistir

ANO 2009

Manual Prático sobre Advocacy  “Voz dos Jovens”

ilustracao_capaEntregue no II Fórum Nacional de Dirigentes de 2009, este documento orienta uma proposta de ação de advocacy para os Bandeirantes (B2, Guias e Guias Auxiliares), Conselhos Estaduais e de Núcleos, Coordenadores dos Ramos B2 e Guias, Equipes Técnicas de Núcleos, Estaduais e Nacionais, de acordo com a nova Visão da WAGGGS/FBB.

Edição 2009
Clique aqui para baixar

 

 

Outras Publicações:

ÁREA MEIO AMBIENTE

Carta da Terra para Crianças

Carta da Terra para criancas

Carta da Terra para crianças

A Carta da Terra para Crianças são princípios que visam informar para o público infantil a situação em que o Planeta Terra se encontra (que existe poluição, pessoas com fome, sem escola etc.) e conscientizá-lo de que juntos podemos construir um planeta sustentável e de qualidade para todos que nele habitam.

Desenvolvida pelo NAIA – Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência, a carta nasceu da crença de que as crianças continuam sendo a esperança de um mundo melhor.

Coordenação: Valéria Viana
Texto: Sílvia N. Gonçalves
Design Gráfico e Ilustrações: Leandro Bierhals
Clique aqui para baixar o arquivo da Carta da Terra para Crianças (*)

 

Carta das Responsabilidades Universais

Riomais20_logoNós, dirigentes da Federação de Bandeirantes do Brasil, nos manifestamos favoráveis à adoção da “Carta de Responsabilidades Universais” pelos Estados Membros das Nações Unidas, como contribuição ao documento final da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio+20 a ser realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro.
Clique aqui para baixar o arquivo

 

Carta de Princípios

imagem7A Carta de Princípios apresentada na forma do Chamado Global, é um documento produzido coletivamente com base nos resultados da reunião de junho, realizada no Rio de Janeiro e que contou com a participação dos representantes de movimentos sociais e redes internacionais do campo da justiça socioambiental, membros do Grupo de Articulação do Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20.

O Grupo de Articulação era formado por redes de abrangência nacional e internacional, que coordenava as decisões de cunho político da Cúpula dos Povos – evento que aconteceu no período de 15 a 23 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.
Clique aqui para baixar o arquivo

 

Carta aos Educadores

imagem7Manifesto realizado através de carta aberta escrita pelos educadores dos mais diversos lugares do Planeta para a Rio+20, momento em que o mundo novamente colocava em pauta as grandes questões que foram tratadas na Rio 92, reafirmando a adesão aos princípios e valores expressos em documentos planetários como o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, a Carta da Terra, a Carta das Responsabilidades Humanas, a Declaração do Rio, entre outras.
Clique aqui para ler a Carta aos Educadores na íntegra

 

Agenda 21

Agenda-21A Agenda 21 é um documento lançado na ECO92, ou Rio92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – CNUMAD – realizada em 1992 na cidade do Rio de Janeiro, que sistematiza um plano de ações com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável.
Clique aqui para baixar o arquivo

(*) Arquivo em PDF. Caso não consiga visualizar baixe o Adobe Acrobat.